Fonte: SELUR – Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo.
A presente edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana foi elaborada com base nos dados fornecidos pelas seguintes fontes públicas: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS); Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).
Ourinhos vive uma nova realidade com a gestão do prefeito Lucas Pocay. Foi destacado a criação da Central de Transbordo como solução para a destinação adequada dos resíduos após o esgotamento do aterro sanitário local. Além disso, a transferência da coleta para a Prefeitura, com a reorganização do serviço e a disponibilização de contêineres em locais estratégicos, contribuiu para evitar o acúmulo de lixo nas ruas. A cidade também tem investido em ações educativas, conscientização e modernização dos serviços, com a criação de aplicativos e atendimento digital para facilitar a interação com os cidadãos.
Para o futuro próximo, a Prefeitura de Ourinhos planeja a criação de ecopontos, recuperação de nascentes, projetos especiais de coleta seletiva e a continuidade dos projetos já implementados, buscando aprimorar ainda mais a sustentabilidade da limpeza pública.
Como é feita a avaliação
Com base em dados públicos são avaliadas quatro "dimensões" no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana: Engajamento do Município; Sustentabilidade Financeira; Recuperação dos Resíduos Coletados; e Impacto Ambiental.
A primeira dimensão avalia o engajamento e a maturidade da sociedade. São levados em conta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e a porcentagem da população atendida com o serviço de coleta regular de resíduos sólidos.
A segunda dimensão avalia a capacidade do município em sustentar financeiramente os serviços de manejo de resíduos sólidos. É verificado a cobrança pela atividade e se a cifra arrecadada é suficiente para o custeio.
Na terceira dimensão é verificado o grau de adesão da cidade ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos. É avaliada a quantidade de material recuperado sobre a massa coletada.
Por fim, se analisa a destinação correta ou incorreta em relação à população atendida. Em suma, nesse ponto é verificado qual o encaminhamento dado aos resíduos sólidos coletados e se existem lixões, por exemplo.
No Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, Ourinhos obteve 0,754.
• No Engajamento do Município, Ourinhos obteve 0,855.
Em Sustentabilidade Financeira, 1,000.
No índice de Recuperação dos Resíduos Coletados, 0, 091
No ìndice de Impacto Ambiental, 1,000.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.
