A chegada do inverno - época em que historicamente diminui a doação de sangue - associada ao crescimento de casos de dengue em Ourinhos e nos municípios da região, fato que aumentou a demanda de pacientes recebendo hemácias e plaquetas, nas últimas semanas, o estoque do Banco de Sangue de Ourinhos atingiu estado crítico, o que fez a entidade reforçar o apelo em suas redes sociais, para que mais pessoas façam a doação de sangue.
Para saber mais informações a respeito da situação atual, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou a Biomédica do Banco de Sangue de Ourinhos, Thays Ponchelli, que nos explicou o fenônemo que vem ocorrendo e qual a necessidade atual da Entidade. “Com o inverno é comum que as doações caiam, porém estamos com alta demanda de pacientes recebendo transfusão.Estamos conseguindo manter um número razoável de doadores, porém a demanda é muito alta,com pacientes recebendo hemácias e plaquetas, devido aumento de casos de dengue na região. A população em geral da nossa região tem o tipo A+ e O+ e nosso estoque está extremamente crítico, com pacientes aguardando para receber. Todos tipos negativos sempre estão abaixo do ideal, também precisamos, principalmente porque são esses tipos que são transfundidos em recém-nascidos, e estamos com alguns recebendo. Nossa média diária antiga necessária era de 20 a 25 doadores por dia, porém, devido ao crescimento da demanda nas últimas semanas, precisamos aumentar nossa média mínima necessária, para 30 doadores diários para conseguirmos suprir a necessidade atual, o que representa uma média de 150 doadores semanais. Enfim, precisamos de todos os tipos sanguíneos, e contamos com os doadores para conseguir atingir o nosso maior objetivo, que é salvar vidas”, ressaltou.
Como doar
O horário de atendimento do Banco de Sangue de Ourinhos é de segunda a sexta, das 07h às 15 horas, na Rua Joaquim de Azevedo, 604. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3302-2245 ou WhatsApp: (14) 99119-3616.
Quem pode doar sangue?
Requisitos básicos
• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. (Para a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos é necessário acompanhante maior de idade com documento)
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Respeitar os intervalos para doação
• Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
• Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
O que impede a doação?
Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); gestante; parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.
*Não podem doar: pessoas com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.






